segunda-feira, 11 de abril de 2016

Projeto de intervenção - PARQUE DE PNEUS: um pouco de cada um de nós...

Professoras – Adriana Schell Felácio – Ammyrena Simone de Barros Bernardes

Local – CEI “Martha Wulff Zimmermann”

Público alvo - crianças, professores e comunidade em geral.

Cronograma – Março e Abril/2016

Justificativa – A hora da atividade livre é um momento muito querido e esperado pelas crianças. Toda felicidade é reflexo de ser um momento de liberdade. Ou seja, as crianças podem brincar em qualquer lugar e com quem elas quiserem. O significado do brincar livre vai além do de se divertir. Brincar capacita a criança a resolver problemas, tomar decisões, explorar, negociar e expressar-se em situações que são relevantes e significativas para elas. Ao brincar, as crianças não desenvolvem apenas as suas capacidades físicas, mas, principalmente, as suas competências emocionais e sociais. É durante a atividade livre que o professor pode observar e analisar se as crianças sabem como interagir umas com as outras e, ao avaliar suas atitudes e comportamento, se elas estão enfrentando algum problema emocional ou dificuldade social. Esses fatores tornam a atividade livre um dos momentos importante na rotina das crianças. Com base nisso, decidimos revolucionar o sistema de funcionamento do espaço livre do CEI “Martha Wulff Zimmermann”.

Objetivo Geral – Construir um parque estruturado com pneus que crie um espaço favorável ao desenvolvimento, motor, social e afetivo das crianças.

Objetivos Específicos

1.     Construir um espaço com pneus usados (reciclagem) que promova de maneira criativa, o desenvolvimento físico, social, emocional e cognitivo das crianças;
2.    Fornecer zonas focadas nas diferentes formas do brincar, subdividindo o espaço em 2 zonas temáticas, uma delas, a do parque centrado outra, uma zona tranquila (livre);
3.    Buscar parcerias, apoiadores, voluntários para fortalecer a execução do projeto, mobilizando assim a comunidade em geral a colaborarem na construção do parque;
4.    Realizar o plantio de árvores e flores, tornando o espaço bonito, agradável e o grande foco produzir sombra, consequentemente uma boa sensação térmica;
5.    Mexer numa rotina de trabalho que supervaloriza os espaços fechados das salas, os materiais industrializados e proporcione as crianças os benefícios, as vantagens das brincadeiras ao ar livre.

Práticas com Pneus...





*      Balanços
*      Ponte
*      Passarela
*      Barra de musculação
*      Escalada (trepa-trepa pneus no muro)
*      Elevado (trepa-trepa nos pneus - montanha)
*      Pula-pula – sobe-desce
*      Túnel
*      Vasos



Recursos



o   Pneus
o   Tinta
o   Solvente
o   Rolo (pincel)
o   Corda
o   Corrente
o   Tábua
o   Madeira (vigas)
o   Areia
o   Brita
o   Cimento
o   Parafusos
o   Pregos
o   Braçadeiras
o   Esterco
o   Barro
o   Mudas de árvore e flores
o   ...etc



Culminância – Festa Interna de Inauguração; divulgação do projeto em redes sociais; jornal; televisão.













Para refletir...

“Sucesso em educação não é jornada que ao fim se alcança; é a coragem que em cada dia se constrói”. Celso Antunes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário