Projeto
de intervenção - PARQUE DE PNEUS: um
pouco de cada um de nós...
Professoras
– Adriana Schell Felácio – Ammyrena Simone de Barros Bernardes
Local
– CEI “Martha Wulff Zimmermann”
Público alvo - crianças, professores e comunidade
em geral.
Cronograma – Março e Abril/2016
Justificativa
– A hora da atividade livre é um momento muito querido e esperado pelas
crianças. Toda felicidade é reflexo de ser um momento de liberdade. Ou seja, as
crianças podem brincar em qualquer lugar e com quem elas quiserem. O
significado do brincar livre vai além do de se divertir. Brincar capacita a
criança a resolver problemas, tomar decisões, explorar, negociar e expressar-se
em situações que são relevantes e significativas para elas. Ao brincar, as
crianças não desenvolvem apenas as suas capacidades físicas, mas,
principalmente, as suas competências emocionais e sociais. É durante a
atividade livre que o professor pode observar e analisar se as crianças sabem
como interagir umas com as outras e, ao avaliar suas atitudes e comportamento,
se elas estão enfrentando algum problema emocional ou dificuldade social. Esses
fatores tornam a atividade livre um dos momentos importante na rotina das
crianças. Com base nisso, decidimos revolucionar o sistema de funcionamento do espaço
livre do CEI “Martha Wulff Zimmermann”.
Objetivo
Geral – Construir um parque estruturado com pneus que crie um espaço favorável ao
desenvolvimento, motor, social e afetivo das crianças.
Objetivos Específicos
1.
Construir
um espaço com pneus usados (reciclagem) que promova de maneira criativa, o
desenvolvimento físico, social, emocional e cognitivo das crianças;
2. Fornecer zonas focadas nas
diferentes formas do brincar, subdividindo o espaço em 2 zonas temáticas, uma
delas, a do parque centrado outra, uma zona tranquila (livre);
3. Buscar parcerias,
apoiadores, voluntários para fortalecer a execução do projeto, mobilizando assim
a comunidade em geral a colaborarem na construção do parque;
4. Realizar o plantio de
árvores e flores, tornando o espaço bonito, agradável e o grande foco produzir
sombra, consequentemente uma boa sensação térmica;
5.
Mexer
numa rotina de trabalho que supervaloriza os espaços fechados das salas, os
materiais industrializados e proporcione as crianças os benefícios, as
vantagens das brincadeiras ao ar livre.
Práticas
com Pneus...
Balanços
Ponte
Passarela
Barra
de musculação
Escalada
(trepa-trepa pneus no muro)
Elevado
(trepa-trepa nos pneus - montanha)
Pula-pula
– sobe-desce
Túnel
Vasos
Recursos
o
Pneus
o
Tinta
o
Solvente
o
Rolo
(pincel)
o
Corda
o
Corrente
o
Tábua
o
Madeira
(vigas)
o
Areia
o
Brita
o
Cimento
o
Parafusos
o
Pregos
o
Braçadeiras
o
Esterco
o
Barro
o
Mudas
de árvore e flores
o
...etc
Culminância
– Festa Interna de Inauguração; divulgação do projeto em redes sociais; jornal;
televisão.
Para
refletir...
Nenhum comentário:
Postar um comentário