A CORNETA
- Melhorar o controle da boca e da respiração da criança;
- Estimular a sua capacidade de pegar coisas;
- Afinar a sensação auditiva da criança;
- Treinar sua destreza manual;
- Melhorar a sua capacidade de concentração;
HORA DA HISTÓRIA
- Favorecer a capacidade de observação, localização e identificação de objetos pessoas;
- Contribuir para o seu desenvolvimento linguístico e enriquecer o seu vocabulário;
- Melhorar a sua capacidade de observação;
CORRIDA DO SACI
Objetivos:
- Fixar a dominância de um segmento sobre o outro mediante vivencias motoras;
- Desenvolver a destreza e a agilidade motora;
- Adquirir hábitos de cooperação nas atividades em equipe, assumindo responsabilidades, auxiliando os membros da equipe e respeitando suas regras;
Procedimentos:
Para realizar essa brincadeira, o professor fará duas linhas no chão, bem distantes uma da outra. Uma delas será a saída e outra a chegada. Cada participante ficará atrás da linha de saída. Dado o sinal de largada, as crianças saem pulando e imitando um saci (com uma perna só). Vence a criança que chegar primeiro na linha de chegada.
ARRANCA-RABO
Objetivos:
- Desenvolver a agilidade, a percepção visual e o esquema corporal;
- Realizar movimentos com diferentes velocidades e contrações musculares de diferentes intensidades;
Procedimentos: Separa-se o grupo em duas equipes, cada equipe recebe uma cor de rabo. O rabo será colocado em cada criança. Dado o sinal, as crianças de cada grupo devem correr e arrancar o rabo das crianças da equipe adversária, cuidando para ninguém pegar o seu. No sinal do professor, as crianças param e verificam qual equipe conseguiu arrancar mais rabos, sendo a vencedora.
GATO E RATO
As crianças se colocam em círculo com uma delas fora dele, este será o "RATO". O rato toca as costas de amigo da roda, que se tornará o " GATO". Este sai da roda e corre atrás do rato que tem de ocupar o lugar do gato. Se isso acontecer, o gato se torna rato e tudo começa de novo. Se o rato for pego, continuará sendo rato.
O PULO DO SAPO
Objetivos:
- Desenvolver o esquema corporal, expressando-se de diversas formas.
Procedimentos: Marcar uma linha de partida e uma de chegada. Dado o sinal, as crianças deverão pular imitando o sapo até a linha de chegada, quem chegar primeiro será o vencedor.
CORRIDA DO LIVRO
Objetivos:
- Desenvolver o domínio do equilíbrio e da postura;
- Adquirir noção de direção e de localização;
Procedimentos: Divide-se a turma em duas equipes, os primeiros de cada equipe deverão correr com um livro na cabeça, sem segurar com as mãos e sem deixar cair, até uma linha determinada e voltar, passando o livro para a próxima criança que continuará a brincadeira. A criança que deixar o livro cair deve voltar para o início, ou seja, o local de saída.
MORTO E VIVO
Objetivos:
- Desenvolver a atenção e a agilidade motora;
- Respeitar as regras do jogo, colaborando na participação da equipe.
Procedimentos: O professora inicia a brincadeira dizendo morto ( as crianças deverão se agachar). Logo em seguida dirá vivo ( as crianças deverão ficar de pé). Depois a professora poderá repetir as mesmas palavras duas ou três vezes, e assim por diante.
É brincando que a criança interage com o meio, explora o mundo, expressa sentimentos e emoções, também estabelece vínculos afetivos. Neste agir, o corpo, o espaço e o tempo encontra-se numa dialética permanente de interações sucessivas, favorecendo a sistematização de atitudes e de comportamentos na criança.
De acordo com essa abordagem, dar ênfase á importância do lúdico, do brincar na vida da criança é aproximar a escola ao mundo da criança, porque "o mundo da criança é o mundo do brinquedo". (VYGOSTKY, 1998, p. 134)
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