sexta-feira, 8 de abril de 2016

Atividades de Coordenação Motora Global com Pneus


Usamos os pneus para  desenvolver atividades que envolvem equilíbrio, noção de espaço, habilidades manipulativas, coordenação motora, brinquedos simbólicos, como túneis, carros, prédios, casas, esconderijos, obstáculos, alvos, etc...
Algumas atividades sugeridas com pneus...

Correr de um ponto a outro cada um carregando o seu pneu. Temos como objetivo trabalhar a força muscular e agilidade das crianças.


Rolar o pneu livremente; correr atrás do pneu rolando; rolar com as mãos...; tendo como objetivo desenvolver a eficácia das diversas práticas globais e segmentares; desenvolver o domínio do equilíbrio e da postura; desenvolver a orientação espaço temporal, uma boa orientação e lateralidade.









Equilíbrio sobre pneus










Como anda o equilibrista?

Peça que as crianças se organizem em uma fila indiana e oriente-as a andarem sobre a taboa sem perder o equilíbrio. 














Entre as diversas atividades infantis encontram-se o parque, que ajuda a criar diferentes situações de aprendizagem nas quais as crianças brincam, assim divertem-se, comunicam-se, movimentam-se, socializam-se, enfim interagem de uma forma feliz.



















Estimular a descobrir, explorar e conhecer o ambiente;
ajudar a superar o medo diante de uma situação nova;











Estimular a criatividade e a coordenação dinâmica geral da criança;
Desenvolver a sua memória;
Melhorar a sua habilidade para observar e imitar posturas e movimentos;
Ensiná-la por meio do exemplo e da imitação;












O segredo está em criar ações sobre o mundo, onde à criança explora o espaço, manipula objetos, realiza atividades diversificadas e desafiadoras.  Esse trabalho só acontecerá quando o ambiente for rico e desafiador. Propor esse ambiente para a criança tem sido um grande desafio, uma batalha árdua que iremos vencer, pois a interação Família e Escola tem feito muita diferença em nosso CEI.

Professora Nadir Caetano Borghesan
Estagiárias Lizandra Natalia Bonin
Andiara Peron

Um comentário:

  1. É gratificante saber que tem escolas que realizam atividades diversificadas e desafiadoras no seu ambiente escolar, proporcionando aos alunos ações que desenvolvam o ser humano integralmente.

    ResponderExcluir