sexta-feira, 11 de março de 2016

Vamos Pular Corda?

Quem na infância nunca brincou de pular corda?  Quem nunca experimentou uma brincadeira tão divertida? 
Segundo a neuroeducadora  e coautora do livro Virando o Jogo da Educação, Cândida Maria de Cavalcanti Soares, afirma que pular corda é uma atividade muito importante para o desenvolvimento motor da criança, pois exige muita coordenação, força nas pernas e coragem. Ela ainda acrescenta que a brincadeira incentiva o canto e favorece a desinibição, ajuda na alfabetização, no entendimento das rimas, enriquece o vocabulário e, sobretudo, estimula o trabalho da memória e do foco da atenção.



Pular corda é uma atividade muito importante, pois há várias modalidades diferentes, desde o simples pular corda sozinho até brincar em grupo, com mais de uma criança pulando ao mesmo tempo.

Objetivos:

  • Instigar a coordenação motora;
  • Oferecer estímulo;



  • Desenvolver a autonomia, o equilíbrio e a agilidade;





  • Trabalhar a atenção, a organização espacial e a percepção auditiva;
  • Incentivar atividades em grupo;

  • Estimular a dominância lateral a partir de 2 anos;



Cabo de Guerra

O jogo cabo de guerra faz com que as crianças tenham que pensar sobre o número de participantes, na igualdade de força, divisão de equipes e noção de limites. Além disso, é uma brincadeira que auxilia os alunos a desenvolver uma atividade que exige o esforço coletivo, sendo uma boa oportunidade para ampliar as relações interpessoais.



Aumenta-aumenta

As professoras seguram firme em cada ponta da corda, que deverá ficar bem esticada e próxima ao chão. Depois, cada aluno, na sua vez, deverá pular a corda, que irá aumentando a altura a cada rodada. 
Essa brincadeira está diretamente relacionada com noções de medida e espaço, pois, a cada alteração de altura da corda, a criança terá um novo problema para resolver, colocando em prática a sua capacidade de avaliar a distância, forma e comparar alturas.




Cobrinha

As professoras seguram a corda nas extremidades. A corda é mexida pelas professoras raspando no chão, imitando o movimento da cobra. As crianças devem pular sem pisar na corda. O movimento da corda pode ser mais forte, de acordo com o desenvolvimento da criança.


A criança anda descalça sobre a corda, com os braços abertos, procurando manter o equilíbrio.




Aproveitando a mesma atividade só que agora a criança vai andar de costas sobre a corda.



Corda Bamba

O objetivo é fazer com que os alunos superem seus medos e receios. Acreditamos que esse trabalho ofereceu um desenvolvimento pessoal e de autonomia dos alunos. As crianças demonstraram uma compreensão de segurança e adquiriram autoestima a partir da possibilidade de conquistar metas e superar obstáculos de uma forma prazerosa, segura e divertida. 






Desde o início, a atividade gerou curiosidade e agitação entre as crianças. Porém, na hora da realização das atividades, alguns ficaram receosos em enfrentar seus medos. Por fim, ao encarar as barreiras que levavam para a diversão, as crianças sentiram satisfação em praticar a atividade, deixando evidentes a superação e a alegria. As atividades tiveram o acompanhamento das professoras para garantir a segurança das crianças.



Quem quer passear de carro? 
 




Então, vem passear de carro...


Objetivos:
  • Estimular o controle  psicomotor da criança;
  • Melhorar o seu sentido de equilibrio;


  • Fazê-la perceber a mudança de ambiente ao se deslocar;
  • Perceber as diferentes velocidades de movimento;

Bolhas de Sabão 


Objetivos:

  • Descobrir as capacidades e as limitações da criança;
  • Ensiná-la por meio do exemplo e da imitação;
  • Fazê-la entender que o erro é um estímulo para novas tentativas;
  • Ensiná-la a controlar a boca e a respiração;





Professora Nadir Caetano Borghezan 
Estagiarias Lizandra Natalia Bonin e Andiara Peron



"A melhor maneira de tornar as crianças boas, é torná-las felizes."

Oscar Wilde

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