sexta-feira, 4 de março de 2016

RECREAÇÃO








“A criança aprende brincando e brincando ela é feliz...”
Observando o comportamento das crianças no cotidiano, percebe-se que elas, na era da informatização, passam cada dia mais tempo na frente de uma televisão ou se entretendo com brinquedos eletrônicos. Assim brincam menos e socializam-se menos. Com isso a criança perdeu o hábito saudável de brincar, até mesmo de ver o mundo além da janela.
Os jogos e as brincadeiras dirigidas devem fazer parte do contexto da Educação Infantil, e são instrumentos muito importantes para que as crianças se relacionem umas com as outras e possam expressar diferentes sentimentos podendo, gradativamente, aceitar a existência do outro.
Essas atividades visam melhorar a socialização entre as crianças, fazendo com que vivenciem situações de colaboração, trabalho em equipe e respeito.
Além de proporcionarem momentos lúdicos e prazerosos, essas atividades ajudam a construir o conhecimento, fazendo com que a criança classifique, ordene, estruture, resolva pequenos problemas e inclusive sinta-se motivada a ultrapassar seus próprios limites.


 As atividades de recreação acontecem toda semana no período matutino e vespertino com a Professora Nadir e as Estagiárias Lizandra e Andiara. As crianças realizam atividades diversificadas como pular, correr, engatinhar, subir, descer, andar em linhas retas, jogos, brincadeiras de regras simples, circuitos, etc.
“ Brincar desenvolve as habilidades da criança de forma natural, pois brincando aprende a socializar-se com as outras crianças, desenvolve a motricidade, a mente, a criatividade, sem cobrança ou medo, mas sim com prazer.” ( Cunha 2001, p.14).










 CIRCUITO

Objetivo - Saltar, caminhar em zig zag, desviar obstáculos, é o que as crianças realizam nas aulas de recreação no pequeno circuito realizado no pátio do CEI. O objetivo é trabalhar a coordenação motora, desenvolver o equilíbrio e a motivação para superar as dificuldades. As crianças são orientadas a passar por uma serie de obstáculos que formam o circuito, como túneis, bambolê, escorregador, cordas, colchonetes e outros brinquedos. É notável o desenvolvimento das habilidades, as crianças ficam mais atentas e também apresentam um desempenho psicomotor melhor.









 BAMBOLÊ
Objetivo – Desenvolver a coordenação motora ampla, o esquema corporal, estimular a orientação espacial e temporal, ampliar o equilíbrio, a lateralidade e melhorar o tônus muscular.






AMARELINHA
Objetivo- Realizar os movimentos básicos de arremessar, saltar com um e dois pés, girar e equilibrar-se;
Projetar e construir sequência de movimentos levando em conta os seus limites corporais e de seus colegas;






  JOGO COM BOLA

Objetivo  - Melhorar a habilidade de arremessamento da criança;
• Fazê-lo perceber os espaços entre o objeto que o rodeia;
• Ajudá-la a ter noção de distancia;





 ESQUEMA CORPORAL

É o conhecimento do próprio corpo, de sua composição de seus movimentos, postura e atitude. O esquema corporal é um elemento relevante para a formação do eu. A estimulação desse elemento torna o corpo da criança um ponto de referência para a aprendizagem de conceitos elementares no processo de alfabetização (em cima, embaixo, na frente, atrás, esquerdo e direito). A criança que não desenvolve bem seu esquema corporal pode ter problemas em orientação espacial e temporal, no equilíbrio e na postura, dificuldades de se locomover num espaço ou escrever obedecendo aos limites de uma linha ou de uma folha. 






GINÁSTICA



Objetivo:  A importância da psicomotricidade na educação infantil, visando o equilíbrio e o desenvolvimento motor e intelectual da criança, exercitar a flexibilidade da criança, estimulá-la a administrar corretamente a força e desenvolver o sentido de ritmo da criança.











“Me movo como educador, porque, primeiro, me movo como gente.”
Paulo Freire


Professora Nadir Caetano Borghezan
Estagiárias Lizandra Natalia Bonin e Andiara Peron

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