segunda-feira, 29 de agosto de 2016

TEMA – GATINHA MARIE: o fantástico mundo imaginário da criança.


TURMA - PRÉII
PERÍODO – 27 de agosto até o término de visitas da “GATINHA MARIE” as famílias das
crianças do PRÉ II.

PROFESSORA RESPONSÁVEL – Adriana Schell Felácio

JUSTIFICATIVA
A proposta de se trabalhar com a personagem “GATINHA MARIE” surgiu com a chegada do Sr. Alfabeto em nosso CEI, um belíssimo trabalho. O Projeto – Sr. Alfabeto está sendo desenvolvido na Turma do Pré I da Professora Ammyrena Simone de Barros que despertou a vontade e o interesse da criança em interagir com uma figura imaginária.
Aí surge o anseio de ampliar esse trabalho e estender para as crianças da Turma do Pré II. Com um propósito único, estimular cada dia mais a participação da família em um trabalho integrado com o CEI.
O mundo infantil é recheado de encantamento e imaginação. A carismática e divertida “GATINHA MARIE” despertará o interesse natural das crianças. Essa personagem trará diversão para a criançada!
A “GATINHA MARIE” facilitará estabelecer uma correlação com o mundo animal presente no contexto familiar. E com isso teremos a oportunidade de conhecer um pouco mais o meio em que a nossa criança está inserida.
Ainda, com a presença marcante da “GATINHA MARIE” no imaginário infantil, a criança vai se abrir para um mundo de descobertas e aprendizagens que interligará todas as áreas do conhecimento.

OBJETIVO GERAL
Aproximar as famílias do trabalho pedagógico do CEI.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  •    Permitir através da personagem “GATINHA MARIE” que a criança solte a imaginação e vivencie a liberdade infantil;
  •             Conhecer um pouco mais do cotidiano das famílias da nossa comunidade escolar;
  •              Desvendar o mundo animal do contexto familiar das nossas crianças.
  •              Fazer o registro no diário de bordo;

  
ESTRATÉGIA
No universo do faz de conta a personagem “GATINHA MARIE” terá a oportunidade de visitar e conhecer o Município de Mirim Doce, como também nosso Município vizinho Taió ...  lugar de um povo acolhedor e hospitaleiro. Destino que, todo viajante que gosta de meio ambiente precisa conhecer.
Na oportunidade a “GATINHA MARIE” é convidada para visitar o nosso CEI e a partir daí fazer uma longa trajetória na casa das famílias de nossas crianças, as participantes do Projeto.
O intuito será conhecer um pouco mais do cotidiano das famílias da nossa comunidade escolar e com isso desvendar o mundo animal.
Com ela caminhará uma maleta, com um caderno, que servirá de “diário de bordo”, 2 lápis e um apontador, pois ao conhecer os animais que estão presentes no cotidiano da criança, os pais farão o registro, apontando informações, de forma que poderá ser sempre lembrado, ou melhor, pra nunca mais esquecer.
Ao final das visitas, o caderno será sorteado entre as crianças participantes do Projeto.



ORIENTAÇÃO PARA FAZER O REGISTRO...
1. Os Pais ou Responsáveis fazem o registro no caderno (diário de bordo) com a criança;
2.Conversar com a criança para perceber os ANIMAIS que estão presentes no seu dia a dia, ou seja, no seu cotidiano familiar como também no caminho de casa para o CEI;
3.A criança sob orientação dos Pais pode completar com o registro em forma de desenho dos animais do seu convívio.

4.Também poderão ser colados fotos. Considerando, se a família não tiver condições de imprimir poderá encaminhar pra Professora por e-mail no endereço – danaschellfelacio@gmail.com ou WhatsApp número 99120364

  


“GATINHA MARIE”...
Gostaríamos que a personagem “Gatinha Marie” fizesse parte da Rotina Familiar.
Ela permanecerá com a criança 04 dias de segunda-feira a quinta-feira devendo retornar e de quinta-feira a segunda-feira devendo retornar para o CEI. IMPORTANTE – não esquecer a data de retornar para o CEI respeitando a data da próxima criança.
A massinha servirá de comida para a “Gatinha Marie” como também a água deve fazer parte da sua alimentação. Tudo é claro no universo imaginário da criança (faz de conta).
Qualquer dúvida ligar para a Professora Adriana – 35650164 (trabalho) – 35650104 (casa) – 99120364
Bom trabalho para a FAMÍLIA!
COM ALEGRIA PROFESSORA ADRIANA SCHELL FELÁCIO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário