quarta-feira, 29 de junho de 2016

SENHOR ALFABETO...


Projeto com o objetivo de incentivar a criatividade das crianças estimulando o interesse em aprender novos saberes e propiciando a troca de experiências. É um projeto riquismo, onde as crianças aprendem de forma lúdica, prazerosa e contextualizada. As criança e as famílias estão encantadas, empolgadas e surpreendendo com a dedicação e empenho no registro dos relatos no DIÁRIO DO Srº ALFABETO.












PROJETO: COMPARTILHANDO SABERES 

Professora: Responsável: Ammyrena Simone de Barros Bernardes
Turma: Pré I ( 28 crianças entre 4 e 5 anos). 

Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem. Carlos Drummond de Andrade


JUSTIFICATIVA: Partindo do entusiasmo das crianças quando encontravam em outras palavrinhas as letrinhas do seu nome, é que percebi o grande interesse delas pelo universo das letras. Aproveitando essa disposição é que busquei uma forma diferenciada para trabalhar o alfabeto.
Sabe-se que nessa idade o jogo de faz- de –conta é fundamental para o desenvolvimento de importantes habilidades. Elas ampliam conceitos de valores, refletem sobre os aspectos do dia-a-dia ,e apreendem as matizes emocionais dos diferentes papéis capturadas pelas representações sociais assumidas sobre determinados eventos. Além disso é nesta faixa etária que devemos começar inserir na sua aprendizagem as letras e a importância delas para nossas vidas, que reconheçam, aprendam e aos poucos aperfeiçoando a escrita.
No processo de construção do conhecimento, as crianças se utilizam das mais diferentes linguagens e exercem a capacidade que possuem de terem ideias e hipóteses originais sobre aquilo que buscam desvendar. Nessa perspectiva as crianças constroem o conhecimento a partir das interações que estabelecem com as outras pessoas e com o meio em que vivem.( RCNEI, 2002, P.21)
Quando proporcionamos a criança experiências concretas de aprendizagens da língua facilitamos o desenvolvimento gradativo das capacidades de comunicação e expressão da criança. 

OBJETIVO GERAL: Proporcionar a criança uma aprendizagem prazerosa e significativa do alfabeto enfatizando a importância para a comunicação entre as pessoas. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
-Utilizar a linguagem oral para se comunicar e expressar desejos , necessidades, opiniões, ideias, preferências, sentimentos e para relatar suas vivências nas diversas situações de interação com o grupo;
- Conhecer diferentes gêneros orais, a fim de aperfeiçoar a linguagem oral;
- Estabelecer contato com a linguagem escrita, a fim de reconhecer sua função social apropriar-se de algumas noções de letramento;
- Escolher livros para leitura e apreciação de imagens, sons, texturas e despertar o interesse pela literatura infantil;
- Brincar com as letras nos diversos contextos que se encontram e reconhecê-las. 

CRONOGRAMA: DE 20 de junho á 30 denovembro.( Não deixando de cumprir as datas previstas no calendário). 

METODOLOGIA:
Usar o Personagem do Sr. Alfabeto para promover o gosto pelo mundo letrado;

CONTEÚDOS:
IDENTIDADE E AUTONOMIA
o Família;
o Casa;
o Escola;
o Comunidade;
o Fala

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
o Falar;
o Escutar;
o Ler;
o Escrever;

MATEMÁTICA
o Numero e sistema de numeração;
o Grandezas e medidas;
o Espaço e forma

CIÊNCIAS E HIGIENE
o Elementos da natureza;
o As plantas;
o Os animais;
o Os astros;
o O ar;
o A agua;
o Fenômenos da natureza;
o Preservação da natureza; 

CULMINÂNCIA:
Festa de Aniversário do Sr. Alfabeto.

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Brincadeira


O ser humano brinca desde tenra idade. Desta forma a criança traz consigo o impulso da curiosidade, da descoberta e de querer aprender. Ela mexe com os dedos, descobre os pés, esconde as mãos, inventa vozes, faz algo sumir e aparecer, transformar objetos, lugares, inventa coisas é um jeito que ela tem de lidar com a realidade, isso já tem aspectos de brincadeira. Para alguns estudiosos é uma forma da criança estar descobrindo-se e compreendendo o mundo ao seu redor. 














A brincadeira é uma mutação do sentido, da realidade: nele, as coisas transforman-se em outras. É um espaço à margem da vida cotidiana que obedece a regras criadas pela circunstância. Nela, os objetos podem apresenta-se com significado diferente daquele que possuem normalmente. 
(Brougére, apud WAJSKOP, 2001, p.29)










A brincadeira é uma atividade social humana, que supõe contextos sociais e culturais, sendo que a criança recria a realidade através de sistemas simbólicos próprios.














As crianças são mergulhadas num contexto social desde o nascimento. As pessoas que convivem com elas, quando se tornam seus parceiros em seus jogos e brincadeiras, não se dão conta da importância de cada gesto, de cada palavra e movimentos. Muitos adultos cantam, trasmitem conhecimentos e ensinam brincadeiras. Outros pensam que as criança não entendam nada, que só precisam ser cuidadas para que não passem fome, frio, sede ou fiquem doentes. 










A brincadeira é uma maneira privilegiada de aprendizagem. Na medida em que as crianças vão se desenvolvendo, elas trazem para suas brincadeiras o que vêem, escutam, observam e experimentam. 

Professoras Nadir Caetano Borghezan e Vanessa Borghezan 
Estagiaria Lizandra Natalia Bonin