Devemos ter espirito lúdico, reconhecer a sua importância enquanto fator de desenvolvimento da criança, o valor da imaginação e o papel a ela atribuído no desenvolvimento.
Uma vez que, a utilização de atividades lúdica possibilita o desenvolvimento de potencialidades do desenvolvimento infantil. Priorizá-las no processo educativo significa aproximar o CEI da realidade da criança, proporcionando-lhe um ambiente atrativo, estimulante e significativo.
(...) as crianças exercitam a imaginação, mas também exploram os papéis dos adultos nas experiencias comuns do dia-a-dia.
(MOLL, 1996, p.233)
O brinquedo e a brincadeira são aspectos lúdicos, prazerosos que existem nos processos de ensinar e aprender.
"Segundo Vygotsky, a imaginação não pode ser
considerada um "divertimento caprichoso do cérebro", mas sim
uma função vitalmente necessária, que se encontra em relação direta com a
riqueza e a variedade da experiência acumulada pelo ser humano, porque "esta
experiência é o material com que se constroem os edifícios da fantasia".
É através dessa prática social que a criança conhece suas possibilidades sensoriais, perceptivas, cognitivas, afetivas e, sobretudo, suas alternativas de interação com o universo. Visto que, a ação lúdica permite a exploração do ambiente externo, proporcionando experiencias concretas, indispensáveis ao desenvolvimento intelectual, e é através dessa exploração que a criança elabora a consciência do mundo e, especificamente, do mundo que a cerca.
E ainda as atividades lúdicas possibilitam a incorporação de valores, desenvolvimento cultural, assimilação de novos conhecimentos, intercâmbio de idéias, desenvolvimento da sociabilidade e da criatividade bem como, o aprimoramento de várias habilidades.
j
O lúdico, portanto, é um dos recursos concretos para o desenvolvimento infantil.
Obrigada
a todos que mentalizam,ouvem, falam, pensam e compartilham o BEM!
Nenhum comentário:
Postar um comentário