sexta-feira, 20 de maio de 2016

Vivenciando e Imaginando



Devemos ter espirito lúdico, reconhecer a sua importância enquanto fator de desenvolvimento da criança, o valor da imaginação e o papel a ela atribuído no desenvolvimento.  


Uma vez que, a utilização de atividades lúdica possibilita o desenvolvimento de potencialidades do desenvolvimento infantil. Priorizá-las no processo educativo significa aproximar o CEI da realidade da criança, proporcionando-lhe um ambiente atrativo, estimulante e significativo. 


(...) as crianças exercitam a imaginação, mas também exploram os papéis dos adultos nas experiencias comuns do dia-a-dia. 
(MOLL, 1996, p.233)




O brinquedo e a brincadeira são aspectos lúdicos, prazerosos que existem nos processos de ensinar e aprender. 



"Segundo Vygotsky, a imaginação não pode ser considerada um "divertimento caprichoso do cérebro", mas sim uma função vitalmente necessária, que se encontra em relação direta com a riqueza e a variedade da experiência acumulada pelo ser humano, porque "esta experiência é o material com que se constroem os edifícios da fantasia".







É através dessa prática social que a criança conhece suas possibilidades sensoriais, perceptivas, cognitivas, afetivas e, sobretudo, suas alternativas de interação com o universo. Visto que, a ação lúdica permite a exploração do ambiente externo, proporcionando experiencias concretas, indispensáveis ao desenvolvimento intelectual, e é através dessa exploração que a criança elabora a consciência do mundo e, especificamente, do mundo que a cerca.







E ainda as atividades lúdicas possibilitam a incorporação de valores, desenvolvimento cultural, assimilação de novos conhecimentos, intercâmbio de idéias, desenvolvimento da sociabilidade e da criatividade bem como, o aprimoramento de várias habilidades.



j

O lúdico, portanto, é um dos recursos concretos  para o desenvolvimento infantil.
















Obrigada a todos que mentalizam,ouvem, falam, pensam  e compartilham o BEM!


Professora Nadir Caetano Borghezan
Estagiarias Lizandra Natalia Bonin
e
Andiara Peron







Nenhum comentário:

Postar um comentário