terça-feira, 29 de abril de 2014



PLANEJAMENTO ANUAL
Maternal I
PROFESSORAS RESPONSÁVEIS: Jamila Peron Lança;

OBJETIVO GERAL
Desenvolver os movimentos amplos: saltar, pular, andar...
Desenvolver os movimentos finos que envolvam as mãos, adquirindo controle e expressão gráfica com a progressão de exercícios que irão auxiliar no futuro aprendizado da escrita e da leitura.
Desenvolver estímulos sonoros e auditivos através de operações concretas.
Ampliar vocabulário e linguagem como meio de comunicação, desenvolvendo a imaginação, criatividade, organização de idéias.

CONTEÚDO
Coordenação Motora Ampla.
Coordenação Motora Fina.
Discriminação Auditiva e Visual.
Expressão Oral (histórias, contos, músicas, teatro, etc).


ESTRATÉGIA

  • Através de jogos, brincadeiras e atividades lúdicas envolvendo operações concretas.
  • Através de materiais pedagógicos, sucatas, brincadeiras, jogos e atividades visomanuais concretas (pinturas, desenhos, etc).
  • Utilização de recursos audiovisuais como: músicas, histórias, parlendas vídeo, CD, figuras, rótulos, livros, etc.
  • Leituras, interpretações, cantos, conversas, brincadeiras, jogos, recursos audiovisuais, livros, materiais pedagógicos, etc.


AVALIAÇÃO

Avaliação será contínua, através da observação diária da criança, no desempenho de suas atividades, no desenvolvimento da atenção, interesse assimilação e aprendizagem. O instrumento de avaliação será uma ficha de avaliação, que entregaremos aos pais.


OBSERVAÇÕES:

CARACTERÍSTICAS: Aproximadamente 2 a 3 anos.
·                     Egocentrismo.
·                     Descobertas: tato, movimentos, formas, pessoas, texturas, reprodução de sons, andar, comunicação, etc.
·                     Coordenação Motora: abrir, fechar, empilhar, encaixar, puxar, empurrar, etc.
·                     Fantasia, Invenção e Representação (imitação de situações conhecidas: escolinha, casinha).
·                     Criatividade

TIPOS DE BRINCADEIRAS:
·                     Brincadeiras referentes à educação sensório-motora (sentir/executar).
·                     Exploração, canto, perguntas e respostas, esconder.
·                     Brincadeiras sem regras.
·                     Brincadeiras com poucas regras simples.
·                     Utilização das formas básicas de movimentos (andar, correr, saltar, rolar, etc).
·                     Estimulação e motivação.
·                     Atividades lúdicas.

MATEMÁTICA

OBJETIVO
Introduzir o raciocínio lógico, através de suas estruturas.
Desenvolver a lateralidade através de estímulos, motivações e atividades de coordenação.
Desenvolver a capacidade de situar cronologicamente os fatos para organizar seu tempo e suas ações, orientando-se também no espaço.
Desenvolver coordenação motora através de atividades lúdicas, concretas, pedagógicas e visomanuais.
Reconhecer e discriminar estímulos visuais, interpretando-os e associando-os.
Reproduzir sequencias e seriações, ex: ordenar objetos do mais alto para o mais baixo.
Reconhecer e discriminar numerais. Desenvolver contagem de 1 até 10.

CONTEÚDO
Estruturas lógicas: discriminação – comparação – identificação – cor – forma – tamanho – conjuntos – quantidade.
Conceito de lateralidade.
Orientação Temporal Espacial: antes/depois, atrás/na frente/no meio/entre, aberto/fechado, na frente/de costas, em cima/embaixo, em pé/deitado/sentado, longe/perto, direito\esquerda.
Coordenação Motora.
Discriminação audiovisual.
Sequencia e seriação.
Numeração:
• Números de 1 à 5
• Contagem de 1 à 10

ESTRATÉGIA
Utilização de materiais pedagógicos, sucatas, figuras, livros, jogos, brincadeiras,
Brincadeiras lúdicas, materiais pedagógicos, atividades audiovisuais.
Através do uso de materiais concretos, materiais pedagógicos, jogos e brincadeiras, registro de atividades.
Jogos, brincadeiras, músicas, atividades lúdicas, materiais pedagógicos, registro de atividades.
Recursos Audiovisuais: rádio, CD, TV, vídeo, músicas, histórias, cartazes, fichas.
Cartazes, fichas, jogos, brincadeiras, materiais pedagógicos, atividades lúdicas e de registro.
Materiais pedagógicos e concretos, jogos, brincadeiras, cartazes, fichas, desenhos, etc.

AVALIAÇÃO

Avaliação será contínua, através da observação diária da criança, no desempenho de suas atividades, no desenvolvimento da atenção, interesse assimilação e aprendizagem.
O instrumento de avaliação será uma ficha de avaliação, que entregaremos aos pais.

OBSERVAÇÕES:
Devemos desenvolver na criança a capacidade de pensar logicamente.Trabalhar problemas relacionados ao seu cotidiano para melhor entendimento do meio em que vive. A Matemática pode ser considerada uma linguagem simbólica que expressa relações espaciais e de quantidade. Sua função é pois, desenvolver o “pensamento”.

A medida que brinca com formas, com quebra-cabeças e com caixas que cabem dentro de caixas, a criança adquire uma noção do conceito pré-simbólico de tamanho, número e forma. Ao enfiar contas em um barbante ou colar figuras, adquire a noção de sequencia e de ordem. E quando utiliza as palavras “não cabe” e “acabou”, vai adquirindo a noção de quantidade. “Esse trabalho deve se muito concreto, baseado no manuseio de materiais. Isso permito que as crianças se familiarizem mais facilmente com os conceitos matemáticos.”

ESTUDOS SOCIAIS

OBJETIVO
Estimular o conhecimento da história Brasileira, através das datas comemorativas.
Desenvolver noção de hoje, ontem e amanhã, bem com o dia, a noite a relação com espaço/tempo.
Identificar, nomear e reconhecer a família e sua importância.
Estimulação do meio ambiente físico.

CONTEÚDO
Datas Comemorativas: Carnaval, Outono, Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, Folclore, Independência, Inverno, Dia dos Animais, Dia das Crianças, Dia dos Professores, Proclamação da República, Primavera, Dia da Árvore, Natal e outros.
Calendário (relação espaço tempo).
Família.
Escola (ambiente/colegas).

ESTRATÉGIA
Contar histórias sobre o significado das Datas Comemorativas e a produção de lembrancinhas que traduzam a data em questão.
Produção de Calendário e exercício do mesmo ao iniciar a aula (manhã e tarde), e aniversários das crianças.
Nomeação, explicação e cartazes, através de estimulação de situação problema que envolva o conceito família.
Jogos e brincadeiras que explorem o ambiente e colegas.

AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.


CIÊNCIAS

OBJETIVO
Desenvolver capacidade de auto-higiene corporal.
Identificar, reconhecer, localizar e nomear partes do próprio corpo.
Estimulação dos 5 sentidos.
Estimular o cuidado com a natureza.

CONTEÚDO
Higiene Corporal (mãos, dentes, uso do banheiro).
Esquema corporal.
Órgãos dos sentido: olhos (discriminação visual), ouvidos (discriminação auditiva), tato, olfato e paladar.

ESTRATÉGIA
Incentivar o lavar as mãos, escovar os dentes e ir ao banheiro sozinho, sempre que necessário, através de músicas e histórias que despertem o interesse das crianças. Utilizando quebra-cabeça, músicas, figuras, bonecas e nomeação que desenvolvam o reconhecimento do corpo humano. Exercícios, atividades e jogos que desenvolvam a visão, audição, tato e gustação.
Através de figuras, desenhos, gestos musicais e histórias.
Através de objetos que mostrem tais diferenças, estimulando jogos e atividades.

AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais.

ARTES

OBJETIVO
Incentivar e desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia da criança.
Estimulação de confecção de brinquedos através da sucata.
Estimular a coordenação da criança e a criatividade.

CONTEÚDO
Artes: desenho livre e pintura.
Sucata.
Massinha de modelar.

ESTRATÉGIA
Utilização de lápis, giz de cera, pincéis, cola com muito incentivo, estimulando a criança através de elogios.
Material de sucata e criatividade do professor.
Apresentação da massinha de modelar.

AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais.

OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS
Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
Permitir que a criança seja independente.
Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
Mante-la ocupada.
Levar a criança a participar das atividades de grupo.







PROJETO DE INTERVENÇÃO – BOLA, A ESTRELA PRINCIPAL DE MUITAS BRINCADEIRAS!

NOME DOS PROPONENTES – ADRIANA SCHELL FELÁCIO – AMMYRENA SIMONE DE BARROS BERNARDES – JAMILA PERON LANCA  – MARIA ISABEL DIAS – MARLIZETE STERN.

LOCAL – CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL “MARTHA WULFF ZIMMERMANN”

PÚBLICO ALVO –
* CRIANÇAS DAS TURMAS DE...
MATERNAL I (2 a 3 anos) - 26 crianças
PRÉ I (4 a 5 anos) – 26 crianças
PRÉ II (5 a 6 anos) – 22 crianças
*PROFESSORAS, DIREÇÃO DO CEI E SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E ESPORTES
*FAMÍLIA DAS CRIANÇAS
*COMUNIDADE EM GERAL.

PERÍODO DE EXECUÇÃO – MARÇO – ABRIL – MAIO/2014

OBJETIVOS DA PROPOSTA

1.     Praticar atividade física, permitindo que a criança gaste muitas energias, como também aprenda a canalizar suas energias;
2.    Melhorar a relação interpessoal, encorajando o espírito de equipe, o respeito pelo outro;
3.    Desenvolver a espontaneidade, raciocínio lógico e rápido, criatividade e imaginação;
4.    Treinar o equilíbrio, a força, o reflexo, a concentração e a coordenação motora;
5.    Trabalhar sociabilização, coleguismo, amizade e cooperação.


JUSTIFICATIVA – 
Onde existe uma criança, geralmente existe uma bola. E onde existe uma criança com uma bola, sempre existe brincadeira.
Individualmente ou em grupo, as atividades com bola são praticadas por meninas e meninos de todas as idades nas mais variadas regiões do país. A bola é um objeto muito importante e que pode ser utilizado em diferentes momentos de atividades na instituição de ensino, não apenas por estar incluída na cultura do povo, mas também por trazer diferentes variações de jogos: com alvo, sem alvo, de competição, em times, individuais.
Os jogos com bola, além de estimularem a participação ativa das crianças numa recreação orientada e dinâmica, dão uma grande contribuição ao trabalho educacional, tendo também a vantagem de exigir material prático de fácil acesso às unidades de ensino. Por suas dimensões simbólicas, sua forma, suas possibilidades de deslocamento e controle, a bola constitui uma peça sempre presente nos rituais lúdicos de todas as culturas. A manipulação do objeto (bola) permite o desenvolvimento motor e proporciona a cooperação entre os companheiros.

PRÁTICA

1.    Rodas de Conversa formais e informais;
2.    Produção artística: desenho, pintura, modelagem e colagem;
3.    Produção escrita: livro coletivo;
4.    Oficina com atividades manuais: massinha, argila, tecidos, e outros materiais;
5.    Obras de Arte: apreciação, contextualização e o fazer artístico;
6.    Explorando os diferentes gêneros textuais, literários e a tipologia textual;
7.    Expressão corporal (corpo e movimento): atividade física;
8.    Tarefa de casa, envolvimento dos pais/crianças;
9.    Avaliação processual;
Produto Final: decoração da Unidade, painel, Mostra Pedagógica.






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