PLANEJAMENTO
ANUAL
Maternal I
PROFESSORAS RESPONSÁVEIS: Jamila Peron Lança;
OBJETIVO GERAL
Desenvolver os movimentos amplos: saltar, pular, andar...
Desenvolver os movimentos finos que envolvam as mãos, adquirindo
controle e expressão gráfica com a progressão de exercícios que irão auxiliar
no futuro aprendizado da escrita e da leitura.
Desenvolver estímulos sonoros e auditivos através de operações
concretas.
Ampliar vocabulário e linguagem como meio de comunicação, desenvolvendo
a imaginação, criatividade, organização de idéias.
CONTEÚDO
Coordenação Motora Ampla.
Coordenação Motora Fina.
Discriminação Auditiva e Visual.
Expressão Oral (histórias, contos, músicas, teatro, etc).
ESTRATÉGIA
- Através de jogos, brincadeiras e atividades lúdicas envolvendo operações concretas.
- Através de materiais pedagógicos, sucatas, brincadeiras, jogos e atividades visomanuais concretas (pinturas, desenhos, etc).
- Utilização de recursos audiovisuais como: músicas, histórias, parlendas vídeo, CD, figuras, rótulos, livros, etc.
- Leituras, interpretações, cantos, conversas, brincadeiras, jogos, recursos audiovisuais, livros, materiais pedagógicos, etc.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança, no
desempenho de suas atividades, no desenvolvimento da atenção, interesse
assimilação e aprendizagem. O instrumento de avaliação será uma ficha de
avaliação, que entregaremos aos pais.
OBSERVAÇÕES:
CARACTERÍSTICAS: Aproximadamente
2 a 3 anos.
·
Egocentrismo.
·
Descobertas: tato, movimentos, formas, pessoas, texturas, reprodução de
sons, andar, comunicação, etc.
·
Coordenação Motora: abrir, fechar, empilhar, encaixar, puxar, empurrar,
etc.
·
Fantasia, Invenção e Representação (imitação de situações conhecidas:
escolinha, casinha).
·
Criatividade
TIPOS DE
BRINCADEIRAS:
·
Brincadeiras referentes à educação sensório-motora (sentir/executar).
·
Exploração, canto, perguntas e respostas, esconder.
·
Brincadeiras sem regras.
·
Brincadeiras com poucas regras simples.
·
Utilização das formas básicas de movimentos (andar, correr, saltar,
rolar, etc).
·
Estimulação e motivação.
·
Atividades lúdicas.
MATEMÁTICA
OBJETIVO
Introduzir o raciocínio lógico, através
de suas estruturas.
Desenvolver a lateralidade através de
estímulos, motivações e atividades de coordenação.
Desenvolver a capacidade de situar
cronologicamente os fatos para organizar seu tempo e suas ações, orientando-se
também no espaço.
Desenvolver coordenação motora através
de atividades lúdicas, concretas, pedagógicas e visomanuais.
Reconhecer e discriminar estímulos
visuais, interpretando-os e associando-os.
Reproduzir sequencias e seriações, ex:
ordenar objetos do mais alto para o mais baixo.
Reconhecer e discriminar numerais.
Desenvolver contagem de 1 até 10.
CONTEÚDO
Estruturas lógicas: discriminação –
comparação – identificação – cor – forma – tamanho – conjuntos – quantidade.
Conceito de lateralidade.
Orientação Temporal Espacial:
antes/depois, atrás/na frente/no meio/entre, aberto/fechado, na frente/de
costas, em cima/embaixo, em pé/deitado/sentado, longe/perto, direito\esquerda.
Coordenação Motora.
Discriminação audiovisual.
Sequencia e seriação.
Numeração:
• Números de 1 à 5
• Contagem de 1 à 10
• Números de 1 à 5
• Contagem de 1 à 10
ESTRATÉGIA
Utilização de materiais pedagógicos,
sucatas, figuras, livros, jogos, brincadeiras,
Brincadeiras lúdicas, materiais
pedagógicos, atividades audiovisuais.
Através do uso de materiais concretos,
materiais pedagógicos, jogos e brincadeiras, registro de atividades.
Jogos, brincadeiras, músicas,
atividades lúdicas, materiais pedagógicos, registro de atividades.
Recursos Audiovisuais: rádio, CD, TV,
vídeo, músicas, histórias, cartazes, fichas.
Cartazes, fichas, jogos, brincadeiras,
materiais pedagógicos, atividades lúdicas e de registro.
Materiais pedagógicos e concretos,
jogos, brincadeiras, cartazes, fichas, desenhos, etc.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança, no
desempenho de suas atividades, no desenvolvimento da atenção, interesse
assimilação e aprendizagem.
O instrumento de avaliação será uma ficha de avaliação, que entregaremos aos pais.
O instrumento de avaliação será uma ficha de avaliação, que entregaremos aos pais.
OBSERVAÇÕES:
Devemos desenvolver na criança a capacidade de pensar logicamente.Trabalhar
problemas relacionados ao seu cotidiano para melhor entendimento do meio em que
vive. A Matemática pode ser considerada uma linguagem simbólica que expressa
relações espaciais e de quantidade. Sua função é pois, desenvolver o
“pensamento”.
A medida que brinca com formas, com quebra-cabeças e com caixas que
cabem dentro de caixas, a criança adquire uma noção do conceito pré-simbólico
de tamanho, número e forma. Ao enfiar contas em um barbante ou colar figuras,
adquire a noção de sequencia e de ordem. E quando utiliza as palavras “não
cabe” e “acabou”, vai adquirindo a noção de quantidade. “Esse trabalho deve se
muito concreto, baseado no manuseio de materiais. Isso permito que as crianças
se familiarizem mais facilmente com os conceitos matemáticos.”
ESTUDOS SOCIAIS
OBJETIVO
Estimular o conhecimento da história
Brasileira, através das datas comemorativas.
Desenvolver noção de hoje, ontem e
amanhã, bem com o dia, a noite a relação com espaço/tempo.
Identificar, nomear e reconhecer a
família e sua importância.
Estimulação do meio ambiente físico.
CONTEÚDO
Datas Comemorativas:
Carnaval, Outono, Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos
Pais, Folclore, Independência, Inverno, Dia dos Animais, Dia das Crianças, Dia
dos Professores, Proclamação da República, Primavera, Dia da Árvore, Natal e
outros.
Calendário (relação
espaço tempo).
Família.
Escola
(ambiente/colegas).
ESTRATÉGIA
Contar histórias
sobre o significado das Datas Comemorativas e a produção de lembrancinhas que
traduzam a data em questão.
Produção de
Calendário e exercício do mesmo ao iniciar a aula (manhã e tarde), e
aniversários das crianças.
Nomeação, explicação
e cartazes, através de estimulação de situação problema que envolva o conceito
família.
Jogos e brincadeiras
que explorem o ambiente e colegas.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no
desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a
professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
CIÊNCIAS
OBJETIVO
Desenvolver capacidade de auto-higiene
corporal.
Identificar, reconhecer, localizar e
nomear partes do próprio corpo.
Estimulação dos 5 sentidos.
Estimular o cuidado com a natureza.
CONTEÚDO
Higiene Corporal
(mãos, dentes, uso do banheiro).
Esquema corporal.
Órgãos dos sentido:
olhos (discriminação visual), ouvidos (discriminação auditiva), tato, olfato e
paladar.
ESTRATÉGIA
Incentivar o lavar as
mãos, escovar os dentes e ir ao banheiro sozinho, sempre que necessário,
através de músicas e histórias que despertem o interesse das crianças. Utilizando
quebra-cabeça, músicas, figuras, bonecas e nomeação que desenvolvam o
reconhecimento do corpo humano. Exercícios, atividades e jogos que desenvolvam
a visão, audição, tato e gustação.
Através de figuras,
desenhos, gestos musicais e histórias.
Através de objetos
que mostrem tais diferenças, estimulando jogos e atividades.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho
de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais.
ARTES
OBJETIVO
Incentivar e
desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia da criança.
Estimulação de
confecção de brinquedos através da sucata.
Estimular a
coordenação da criança e a criatividade.
CONTEÚDO
Artes: desenho livre
e pintura.
Sucata.
Massinha de modelar.
ESTRATÉGIA
Utilização de lápis, giz
de cera, pincéis, cola com muito incentivo, estimulando a criança através de
elogios.
Material de sucata e
criatividade do professor.
Apresentação da
massinha de modelar.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no
desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a
professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais.
OBJETIVOS
SÓCIO-EMOCIONAIS
Desenvolve hábitos de asseio: pedir
para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
Habitua-lo a usar os clichês sociais.
Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
Permitir que a criança seja
independente.
Deixa-la explorar ao máximo os objetos
e brinquedos.
Levar a criança a brincar com os outros
do grupo.
Fazer com que a criança não fixe em um
único colega.
Mante-la ocupada.
Levar a criança a participar das
atividades de grupo.
PROJETO
DE INTERVENÇÃO – BOLA, A ESTRELA PRINCIPAL DE MUITAS BRINCADEIRAS!
NOME
DOS PROPONENTES – ADRIANA SCHELL FELÁCIO – AMMYRENA SIMONE DE BARROS BERNARDES
– JAMILA PERON LANCA – MARIA ISABEL DIAS
– MARLIZETE STERN.
LOCAL
– CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL “MARTHA WULFF ZIMMERMANN”
PÚBLICO
ALVO –
*
CRIANÇAS DAS TURMAS DE...
MATERNAL
I (2 a 3 anos) - 26 crianças
PRÉ
I (4 a 5 anos) – 26 crianças
PRÉ
II (5 a 6 anos) – 22 crianças
*PROFESSORAS,
DIREÇÃO DO CEI E SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E ESPORTES
*FAMÍLIA
DAS CRIANÇAS
*COMUNIDADE
EM GERAL.
PERÍODO
DE EXECUÇÃO – MARÇO – ABRIL – MAIO/2014
OBJETIVOS
DA PROPOSTA
1. Praticar
atividade física, permitindo que a criança gaste muitas energias, como também
aprenda a canalizar suas energias;
2. Melhorar
a relação interpessoal, encorajando o espírito de equipe, o respeito pelo
outro;
3. Desenvolver
a espontaneidade, raciocínio lógico e rápido, criatividade e imaginação;
4. Treinar o
equilíbrio, a força, o reflexo, a concentração e a coordenação motora;
5. Trabalhar
sociabilização, coleguismo, amizade e cooperação.
JUSTIFICATIVA –
Onde
existe uma criança, geralmente existe uma bola. E onde existe uma criança com
uma bola, sempre existe brincadeira.
Individualmente
ou em grupo, as atividades com bola são praticadas por meninas e meninos de
todas as idades nas mais variadas regiões do país. A bola é um objeto muito
importante e que pode ser utilizado em diferentes momentos de atividades na instituição
de ensino, não apenas por estar incluída na cultura do povo, mas também por
trazer diferentes variações de jogos: com alvo, sem alvo, de competição, em
times, individuais.
Os jogos
com bola, além de estimularem a participação ativa das crianças numa recreação
orientada e dinâmica, dão uma grande contribuição ao trabalho educacional,
tendo também a vantagem de exigir material prático de fácil acesso às unidades
de ensino. Por suas dimensões simbólicas, sua forma, suas possibilidades de
deslocamento e controle, a bola constitui uma peça sempre presente nos rituais
lúdicos de todas as culturas. A manipulação do objeto (bola) permite o
desenvolvimento motor e proporciona a cooperação entre os companheiros.
PRÁTICA
1.
Rodas de Conversa formais e informais;
2.
Produção artística: desenho, pintura, modelagem e
colagem;
3.
Produção escrita: livro coletivo;
4.
Oficina com atividades manuais: massinha, argila,
tecidos, e outros materiais;
5.
Obras de Arte: apreciação, contextualização e o fazer artístico;
6.
Explorando os diferentes gêneros textuais,
literários e a tipologia textual;
7.
Expressão corporal (corpo e movimento): atividade
física;
8.
Tarefa de casa, envolvimento dos pais/crianças;
9.
Avaliação processual;
Produto Final: decoração da Unidade, painel, Mostra Pedagógica.
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