PROPOSTA CURRICULAR
A
proposta curricular da Educação Infantil deve garantir cotidianamente uma
prática que possibilite que as crianças: aprendam a questionar discriminações
de gênero, étnico-raciais, econômicas, sociais; aprendam a respeitar e acolher
as diferenças entre as crianças; e formem suas identidades a partir de imagens
e representações positivas de seus grupos de referência. Nas propostas
curriculares de Educação Infantil, a linguagem verbal e a brincadeira devem ser
os principais elementos articuladores dos saberes e conhecimentos
trabalhados. As estratégias de ensino
planejadas pelo docente devem assegurar às crianças:
·
A exploração de
objetos;
·
Os deslocamentos
amplos no espaço;
·
A oportunidade de desenvolver sua imaginação e
outras manifestações simbólicas na oralidade, nos gestos, no faz de conta, na
imitação, nas representações gráficas;
·
A ampliação de seus modos de comunicação e
criação de significados, e de suas possibilidades de expressão do interesse e
da curiosidade;
·
O acesso a bens culturais;
·
O convívio com a natureza;
·
A ampliação de suas experiências de
aprendizagem, mobilizando elementos cognitivos, afetivos e sociais a
valorização da autonomia, da cooperação e das produções infantis;
·
A familiaridade com práticas de oralidade e de
escrita mediadas pela presença do texto escrito.
A proposta curricular terá
por finalidade os pressupostos da LDB nº 9.394/96, que define a prática da
Educação Infantil, que deverá se organizar de modo que as crianças desenvolvam
as seguintes capacidades:
- Desenvolver
uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente,
com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;
- Descobrir
e conhecer progressivamente seu próprio corpo, sua potencialidade e seus limites,
desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidados com a própria saúde e bem
estar;
- Estabelecer
vínculos afetivos e troca entre adultos e crianças, fortalecendo sua autoestima
e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e integração
social;
- Estabelecer
e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos
articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a
diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
- Observar
e explorar o espaço físico em que se encontra;
- Perceber-se
como sujeito integrante, dependente e agente transformador do meio
ambiente;
- Valorizar
atitudes que contribuam para a conservação do meio ambiente;
- Brincar,
expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
- Utilizar
as diferentes linguagens: corporal; musical; plástica, oral e escrita,
ajustada às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a
compreender e ser compreendido;
- Expressar
suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos de avançar no seu
processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua
capacidade expressiva;
- Conhecer
algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse,
respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade.
Dada às
particularidades do desenvolvimento da criança de 2 a 5 anos e 11 meses, a
educação infantil cumpre duas funções indissociáveis de educar e cuidar.
A Proposta Curricular a ser desenvolvida será norteada
pelos Referenciais Curriculares Nacionais de Educação Infantil. Os eixos básicos que nortearão o processo de
ensino-aprendizagem, dentro desta concepção pedagógica, serão:
·
A
linguagem;
·
A
interação;
·
O
jogo;
·
A
brincadeira.
Juntamente com os temas sugeridos
pelos Referenciais Curriculares Nacionais para Educação Infantil:
·
O
movimento;
·
Equilíbrio
e coordenação;
·
Crianças
e a música;
·
Artes
visuais;
·
Linguagem
oral e escrita;
·
A
natureza e a sociedade;
·
Criança
e a matemática.
Os direitos da criança de
2 a 5 anos e 11 meses será assegurado através de:
·
Brincadeiras;
·
atenção
individual;
·
um
ambiente aconchegante, seguro e estimulante;
·
contato
com a natureza;
·
higiene
e saúde;
·
desenvolver
sua curiosidade, imaginação e capacidade de expressão;
·
movimento
em espaço amplo;
·
expressar
seus sentimentos;
·
uma
especial atenção durante seu período de adaptação;
·
desenvolvimento
da sua identidade cultural, social e religiosa.
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