sexta-feira, 2 de março de 2012


PROPOSTA CURRICULAR

A proposta curricular da Educação Infantil deve garantir cotidianamente uma prática que possibilite que as crianças: aprendam a questionar discriminações de gênero, étnico-raciais, econômicas, sociais; aprendam a respeitar e acolher as diferenças entre as crianças; e formem suas identidades a partir de imagens e representações positivas de seus grupos de referência. Nas propostas curriculares de Educação Infantil, a linguagem verbal e a brincadeira devem ser os principais elementos articuladores dos saberes e conhecimentos trabalhados.  As estratégias de ensino planejadas pelo docente devem assegurar às crianças:

·         A exploração de objetos;
·         Os deslocamentos amplos no espaço;
·          A oportunidade de desenvolver sua imaginação e outras manifestações simbólicas na oralidade, nos gestos, no faz de conta, na imitação, nas representações gráficas;
·          A ampliação de seus modos de comunicação e criação de significados, e de suas possibilidades de expressão do interesse e da curiosidade;
·          O acesso a bens culturais;
·          O convívio com a natureza;
·          A ampliação de suas experiências de aprendizagem, mobilizando elementos cognitivos, afetivos e sociais a valorização da autonomia, da cooperação e das produções infantis;
·          A familiaridade com práticas de oralidade e de escrita mediadas pela presença do texto escrito.

A proposta curricular terá por finalidade os pressupostos da LDB nº 9.394/96, que define a prática da Educação Infantil, que deverá se organizar de modo que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades:
  • Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;
  • Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, sua potencialidade e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidados com a própria saúde e bem estar;
  • Estabelecer vínculos afetivos e troca entre adultos e crianças, fortalecendo sua autoestima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e integração social;
  • Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
  • Observar e explorar o espaço físico em que se encontra;
  • Perceber-se como sujeito integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente;
  • Valorizar atitudes que contribuam para a conservação do meio ambiente;
  • Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
  • Utilizar as diferentes linguagens: corporal; musical; plástica, oral e escrita, ajustada às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido;
  • Expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos de avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva;
  • Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade.

Dada às particularidades do desenvolvimento da criança de 2 a 5 anos e 11 meses, a educação infantil cumpre duas funções indissociáveis de educar e cuidar.
            A Proposta Curricular a ser desenvolvida será norteada pelos Referenciais Curriculares Nacionais de Educação Infantil.  Os eixos básicos que nortearão o processo de ensino-aprendizagem, dentro desta concepção pedagógica, serão:
·      A linguagem;
·      A interação;
·      O jogo;
·      A brincadeira.

          Juntamente com os temas sugeridos pelos Referenciais Curriculares Nacionais para Educação Infantil:
·      O movimento;
·      Equilíbrio e coordenação;
·      Crianças e a música;
·      Artes visuais;
·      Linguagem oral e escrita;
·      A natureza e a sociedade;
·      Criança e a matemática.

Os direitos da criança de 2 a 5 anos e 11 meses será assegurado através de:
·      Brincadeiras;
·      atenção individual;
·      um ambiente aconchegante, seguro e estimulante;
·      contato com a natureza;
·      higiene e saúde;
·      desenvolver sua curiosidade, imaginação e capacidade de expressão;
·      movimento em espaço amplo;
·      expressar seus sentimentos;
·      uma especial atenção durante seu período de adaptação;
·      desenvolvimento da sua identidade cultural, social e religiosa.

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